O trabalho apresenta resultados parciais de uma investigação cujo objetivo geral é analisar as contribuições da pesquisa colaborativa para a formação profissional e ampliação de conhecimentos docentes sobre a escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública municipal de ensino. O estudo, de abordagem qualitativa, teve início em 2024 e encontra-se em andamento, caracterizando-se como Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI), articulando o processo investigativo ao desenvolvimento de ações de formação docente. Inserida nesse contexto, a pesquisa se classifica como “pesquisa de aplicação”, pois envolve planejamento, execução e análise de dados sobre o processo de desenvolvimento de um curso de formação para professores. O campo de estudo é a rede pública de ensino do município de Rolim de Moura, Estado de Rondônia, e os participantes são docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental que atendem estudantes com TEA, além dos pesquisadores responsáveis pela formação. As informações parciais apresentadas foram obtidas a partir de instrumentos como ficha de dados gerais dos participantes, roteiro para levantamento de conhecimentos prévios sobre o TEA, análise de casos fictícios, gravações em áudio, ficha de caracterização para estudo de caso real, registros escritos, diário de campo e questionário de avaliação final. Entre os resultados parciais, foram realizados dois cursos de formação para professores nos anos de 2024 e 2025, totalizando 65 participantes. O perfil dos docentes indicou que todos possuem formação em nível de graduação, porém não haviam participado de cursos relacionados ao ensino para estudantes com TEA. Os questionários iniciais revelaram que os docentes apresentavam conhecimentos limitados sobre as características desses estudantes e desconheciam metodologias e práticas baseadas em evidências. As formações abordaram conteúdos como aspectos introdutórios sobre o TEA; avaliação de linguagem; introdução ao Centro Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa (ARASAAC); contingência de reforçamento; Comunicação Aumentativa e Alternativa; Pasta de Comunicação para estudantes com TEA; Picture Exchange Communication System; estratégias de ensino naturalísticas (ENE); histórias sociais; e as contribuições das Artes Visuais na comunicação de estudantes com TEA. Os resultados indicam ampliação dos conhecimentos docentes e confirmam a importância da formação. Entre as limitações identificadas, destaca-se a necessidade de acompanhamento contínuo dos docentes em suas práticas, aliando a teoria à aplicação prática por meio de mentorias baseadas em situações reais ocorridas em sala de aula.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO